This page has moved to a new address.

Livros e receitas, coisas normais...

Can you keep a secret??: Livros e receitas, coisas normais...

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

quinta-feira, abril 20, 2006

Livros e receitas, coisas normais...

Acabei de ler ontem o The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), considerado a obra máxima do J.D. Salinger. Sinceramente, eu achei um livro muito chato de ler, e nao entendo como algo tao enfastiante, cansativo e monótono pode atrair tantos admiradores. Ainda bem que eu leio muito rapido.

O livro narra, em primeira pessoa, alguns dias na vida do adolescente bem nascido (e maaaaala) Holden Caulfield, que acaba de ser expulso da sua terceira escola (Pencey) bem às vésperas do natal, nos EUA. Ele foge do colégio, já que ia ser expulso mesmo, e resolve passear em Nova York, procurando encrenca, uma após a outra. Isso até os pais descobrirem a expulsao dele, que chegará numa carta do colegio.

Nesse meio-tempo, ele reclama muito da vida, odeia tudo e a todos, fica deprimido e angustiado, bebe todas, procura patinhos na lagoa e esbanja todo dinheiro em besteiras. Bom, ele é o personagem principal do livro, que deveria ser o herói, mas na verdade, é tao covarde e mentiroso que parece mais o vilão da história!! Dificil simpatizar com esse cara tao mané!!

O que incomoda muito nesse livro é o vazio e a falsidade das pessoas (pura realidade, eu sei). Mas o Holden tb nao se esforça pra ver o lado positivo das coisas. E ele fica falando que vai pra fazenda ser apanhador no campo de centeio, e enrola, enrola, enrola, e no final, voce acha que ele vai pro interior?? Leia o livro pra saber!! Eu nao gostei, mas talvez vc goste...^.^

Ontem também consegui ler o ultimo dos 4 volumes da serie GEN - Pés Descalços, com o recomeço da família depois que eles voltam para Hiroshima. Puxa, como eu sofri lendo cada um desses livrinhos...chorei muito acompanhando a historia dessa familia, e de todos os outros personagens.

Esse livro-mangá deveria ser distribuido para todas as crianças e adolescentes, para mostrar como a guerra nao faz sentido, e como ela destroi a vida de pessoas que nao tem nada a ver com a guerra em si. Tanto sofrimento, tantas mortes, a troco de quê? Mesmo hoje, porque existe tanta guerra, tanta desesperança no mundo?

Penso que se nada for feito, teremos no futuro proximo ou longinquo mais e mais familias inocentes afetadas por desastres causados por armas nucleares. E afinal, o que podemos fazer para trazer paz aos habitantes desse planeta azul? Somos todos irmaos, mas ao mesmo tempo, tao distantes uns dos outros...

Hoje encontrei as lindas Cris Agari, do Seinen, e a Deise, do Festival do Japao, na Liberdade. Foi muito legal reve-las. Ah, e tambem falei pelo tel com a minha querida amiga Rosa, que está lá no Kibo-no-Ie. Ela é um doce, um anjo de pessoa!!

E falando em doce, uma boa dica para conseguir receitas legais é o www.recipezaar.com (em ingles), que reúne 158 mil receitas de todo tipo e 41 mil fotos super apetitosas!! Estou separando novas receitas porque mandei consertar o fogao aqui de casa. Agora dá pra voltar a cozinhar!! Eba!! Preparem-se!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial