This page has moved to a new address.

Belas baleias

Can you keep a secret??: Belas baleias

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

terça-feira, setembro 25, 2007

Belas baleias

Hoje tive que responder um email ri-di-cu-lo, pra economizar R$ 16 pra entidade perdendo tempo precioso com uma besteira. É uma falta de visao dessa diretoria, que vamos combinar, né?? Ri-di-cu-lo.Tem dias que eu acho que vale mais a pena ficar em casa, ir no shopping, assistir um filme, do que fazer meu precioso trabalho voluntario. Porque eu sou tao teimosa, meu deus??

De manhã fui acompanhar meu amigo J, num exame. A clinica tinha um cheiro de lisoform tao forte, mas taaaao forte, que fiquei sentindo o cheiro até depois de sair de lá. Passei num Mac pra almoçar McChicken (my favorite!!), mas tive que esperar uns minutos pra passar o enjôo quimico. Acho que o cheiro permaneceu latente, mas tudo bem. Depois fui trabalhar...no fim da tarde, tive reuniao na Assembleia Legislativa, e voltei pra casa.

Aproveitei pra comprar na mercearia coisas fundamentais pra minha vida: sopinhas, pao de milho da Panco e Feel Good. Tomo Feel Good praticamente todos os dias, porque tem 100% da vitamina C que a pessoa precisa por dia. Acredita? Pois é. Pelo menos é o que diz na latinha...hihi...e pao de milho é tudo de bom!! Sopinha nesse frio tambem é muito bom!! Outra coisa maravilhosa no frio é tomar banho de ofuro...ai ai...

No domingo, estava assistindo Discovery e de repente prestei atencao num desenho animado em PB. Era um filme falado em japones. Opa, prestei mais atencao. Era a história de um velhinho, que é diretor de uma escola, relembrando a infancia sofrida, dificil, durante a guerra.

Infelizmente, o filme fala sobre a caça às baleias, pratica que só é adotada pelo Japao atualmente (a desculpa é que utilizam as baleias pra fins cientificos. BALELA). Creio que nenhum outro pais, desenvolvido ou nao, ainda pratica a caça à baleia. E nao é por falta de comida, é algo meio sadista mesmo, aquelas coisas da mente japonesa que a gente, ocidental, nao entende. Mesmo tendo olhos puxados, eu pessoalmente nao entendo.

O desenho animado era uma campanha do Greenpeace, uma campanha no Japao, contra a caça das baleias. http://whales.greenpeace.org. O menino, magrinho e franzino, escrevia no caderno: sakura, sakura (cerejeira), que virava kujira (baleia). Na época da guerra, faltava tudo, e os japoneses sofreram muito, passaram fome, entao comiam baleias como alternativa. Mesmo depois da guerra, e até hoje, esse habito maluco continua. O filme é lindo, do Koji Yamamura.

Baleias são animais maravilhosos, fiquei encantada com uma baleia que vi num show aquatico em Okinawa. Ela era muito inteligente, uma graça, parecia ter uma mente humana!! São animais que merecem uma chance de viver. Isso mexe muito comigo, chorei no fim do comercial. Porque eu comecei minha "carreira voluntaria" no Greenpeace. Seria uma otima ecologista. De vez em quando, dá vontade de largar essa porcaria de "mundo nikkei", cheio de mediocridades, e ir lá, salvar baleias e golfinhos pelo mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=ozx1fzzuXdE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial