This page has moved to a new address.

Insanidade coletiva

Can you keep a secret??: Insanidade coletiva

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

domingo, janeiro 31, 2010

Insanidade coletiva

Sabe, quando eu penso que a comunidade chegou ao fundo do poço, eles conseguem dar um jeito de cavoucar um pouco mais e ir mais fundo no buraco. É inconcebivel o que está acontecendo. Recebi um telefonema do meu sempai super mestre M com um pedido muito singelo: pagar minha contribuicao 2010 para a entidade X.

Muito estranho, primeiro, porque estou em dia com as minhas contribuicoes para a entidade, e por isso, teoricamente, tenho até o final de 2010 para pagar minha contribuicao (isso se eu quiser contribuir, concorda??? E estamos em janeiro!!!). Mas o mais estranho é um sempai, uma pessoa que eu admiro tanto, ter que ficar fazendo ligacoes para os amigos, pedindo como um favor pessoal para a gente adiantar uma contribuicao que deveria ser voluntaria.

Logico que nao vou ignorar o pedido do meu amigo-mestre-sempai. O esquema de pressao social é muito bem administrado nesse sentido. Mas devemos nos perguntar, porque a entidade faz uma pessoa tao iluminada e ocupada como meu sempai gastar o telefone pessoal dele para ligar para o meu celular e de outros amigos, para pedir para eles continuarem contribuindo para a entidade X??

Eu sei que já tive o mesmo amor que meu mestre pela entidade X e que passava meus dias e fins de semana enfurnada na sala da entidade X pensando em mil maneiras de melhorar essa entidade. Nao estou renegando minha propria historia, só que acabei cansando dessa luta quixotesca.

Entidade nikkei é um SACO nesse sentido, porque querem que o jovem faça isso, faça aquilo, e na verdade, já pararam pra pensar "pra quê" fazer isso ou aquilo? Hoje eu tenho consciencia disso, mas já dediquei tempo para "n" causas que nao mereciam tanto assim o meu tempo, dedicacao e amor. As pessoas estao ligadas no "automatico" e nao refletem sobre suas proprias ações.

Hoje, se faço as coisas que eu faço, nao é por pressao social, e sim por realmente acreditar que estou fazendo o que é correto, e danem-se os velhinhos (no bom sentido do termo, se é que existe). Eu faço o que acredito e dou um jeito de ir contornando as necessidades egolatricas dos velhinhos. Eles falam, eu escuto, e a opiniao deles sai pelo outro lado. Na maioria das vezes, dá certo. Quando nao dá, eu me resigno e esqueço a questao, porque velhinhos sao velhinhos e nao vao mudar sua cabecinha de velhinhos.

Uma insanidade que nao consigo compreender no meu humilde cerebro é como o presidente de uma entidade Y vai na reuniao com os presidentes de outras entidades, para pedir uma contribuicao (kifu) para essas entidades. Primeiro, as proprias entidades lutam com todas as forças para sobreviver, ninguem tem dinheiro sobrando. Segundo, a entidade Y nunca fez nada pelas entidades que receberam o pedido.

Com que direito o presidente vai lá de terninho, acompanhado pelos assessores, para fazer esse pedido tao ignobil e sem sentido? É uma insanidade, uma maluquice tamanha, um anacronismo de uma cultura que já morreu. Nao dá pra entender como o proprio presidente nao percebe que isso reduz a credibilidade e mancha a reputacao da entidade. Ou está fora da realidade, ou muito mal assessorado. Mal assessorado mesmo, pq tinha jornalistas lá e a historia vai aparecer na midia.

Velhinhos, hoje em dia, com essa crise toda, saibam que o mundo mudou. As pessoas nao fazem kifu (doação) para causas em que nao acreditam só porque alguem pediu (ou mandou). É preciso mostrar onde o nosso rico dinheirinho está sendo investido, é necessario mostrar porque a entidade deve ser ajudada, é necessario comunicar com responsabilidade. EU pessoalmente preferia doar meu dinheiro para salvar as baleias do Artico do que salvar o elefante X. Mas como meu mestre iluminado pediu, vou fazer a doação. Contrariada. Revoltada. Mas vou fazer. Bjs.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial