This page has moved to a new address.

Batian e ditian

Can you keep a secret??: Batian e ditian

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Batian e ditian

Em março, fazem 2 anos que meu ditian faleceu. Em agosto, parece incrivel, mas se completam 8 anos que a minha batian faleceu. Liguei lá no templo budista e como os tempos são outros, vivemos num pais capitalista, ele explicou que podemos fazer o culto para meu ditian e minha batian no mesmo dia, se quisermos. É só contribuir com mais R$ 100 além do salário minimo (!!!). Ai, que saudade do tempo em que os monges não precisavam se importar em saber o valor do salario minimo!!! hahahahaha.

Bom, anyway, eu posso dizer que sou muito abençoada em varios aspectos, e um dos motivos que eu nao preciso sentir saudade do meu ditian e da minha batian, porque eu vejo eles muitas vezes nos meus sonhos. Eles vem me visitar sempre que podem, de passagem. E são sonhos bons, de passeios, viagens, lembranças de infância. Hoje por exemplo, sonhei que o meu ditian e eu estávamos viajando no Japão. E nos meus sonhos eles estão sempre bem, felizes, com saúde e alegria e podemos conversar no sonho. Isso é muito bacana, pq eu sei que tem gente que nao sonha, ou nao consegue se lembrar dos sonhos.

Eu tenho mais conexão com meus avós paternos porque foram eles que praticamente criaram a gente enquanto meus pais trabalhavam. A minha batian por parte de mãe está com 87 anos, mas tem uma vida mais agitada e independente do que a minha, com karaoke, gatebol, fujinkai, taikai, salão e mais um monte de coisas. Eu costumo encontrar ela na Liberdade, enquanto ela corre de um compromisso para o outro (se bem que ela quebrou o braço no gatebol então está obrigatoriamente de molho por 2 meses). Ela é super agitada e bacana. Lógico que eu tenho muito carinho e amor por ela, mas nao é a relação proxima que eu tinha com minha batian maluca e meu ditian doido. =)

Sinto saudade deles, claro, queria que eles estivessem aqui, mas também tenho certeza de que eles estão em paz e deixaram muitas boas lembranças e ensinamentos. Na época que minha batian faleceu, era antes do bazar do Ikoi, que era uma entidade que ela sempre visitava, e eu fiquei muitomuitomuito mal e triste. Logo depois veio a Festa do Verde e eu continuei mal, mas aos poucos, fui retomando minhas atividades voluntarias. Ditian e batian foram muito importantes na minha vida, com seus defeitos e qualidades, e sempre poderei ter a companhia deles nos meus sonhos. Bjs.

1 Comentários:

Às 11:37 PM , Anonymous Carla disse...

Adorei saber disso! Perdi meu ditian hoje e me identifiquei porque ele tambem me criou!!! Foi uma pessoa sensacional e boa? Sera que é caracteristica dos ditians? Amo mto ele e nao sei como vai ser agora com a batian viuva

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial