This page has moved to a new address.

O que aprendi lendo..."Como Lidar com Clientes Dificeis"

Can you keep a secret??: O que aprendi lendo..."Como Lidar com Clientes Dificeis"

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

domingo, setembro 23, 2012

O que aprendi lendo..."Como Lidar com Clientes Dificeis"

Eu confesso. Sou viciada em leitura, sou uma leitora voraz, com sede de conhecimento. Ultimamente ando meio descontrolada no meu ritmo de leituras. Eu sempre li muito, mais do que a média do povo brasileiro, mas nos ultimos meses, tenho sentido tanta, mas tanta vontade de ler, que nao estou me segurando!!

Só nesse último mês, eu li 6 livros. 6 livros minha gente! O brasileiro lê em media 4 livros por ano, sendo 2,1 até o final!! (Confira mais aqui se tiver interesse na estatistica). De qualquer maneira, "os livros que você lê e as pessoas com as quais se associa determinarão a sua posição daqui a 5 anos" (Charlie Jones). Então vou continuar lendo hahahaha! Tanto que hoje comprei mais um livro!

Estou desenvolvendo uma nova técnica de leitura. Eu sempre considerei os meus livros sagrados, valiosos, por isso não rabiscava, não desenhava coraçãozinho, kanji, nada, meus livros sempre tinham cara que sairam agora da livraria. Porém, eu pensei: quem é que lê meus livros?? Sério: SÓ EU!! hahaha, pq aqui em casa, ninguem lê nada. Nem jornal, nem revista, quanto mais livro!! Então eu desenvolvi uma técnica: estou passando marca texto nas partes importantes e escrevendo comentários a lapis nas paginas. Estou utilizando meus livros como objeto de estudo!

E como parte dessa nova técnica, vou aproveitar aqui para escrever o que aprendi lendo esses livrinhos que escolho. Alguns eu confesso, tenho vergonha alheia de ter comprado, como esse ("Como Lidar com Clientes Dificeis", do Dave Anderson). Mas é que eu realmente tenho alguns clientes difíceis!! hahahaha, entao achei que seria uma boa leitura. E foi, porque aprendi algumas coisas lendo esse livrinho bobo.

Primeiro, venda com perguntas, e não apenas com respostas. Jamais diga "não" a um cliente difícil, porque "não" é uma palavra dificil, que pode ser evitada com prática e habilidade. Não se especialize em coisas pouco importantes e perceba que a diferença entre pressão e persistência é a técnica.

Além disso, é importante desenvolver a disciplina necessária para fazer o que é certo todos os dias, e fazer o que é certo, mesmo quando se trata do caminho mais dificil. Ninguem pode lhe dar garra, e sem garra, nao conseguimos alcançar a excelencia em coisa alguma. E a excelencia é impossivel sem o talento, mas o talento, por maior que seja, nao passa de potencial. Muita gente desperdiça o talento que tem, porque nunca se empenha o bastante pra ficar acima da média!!

Quando for negociar com alguem, faça um diagnostico antes de passar o remedio para o cliente! Descubra quais são os 20% de caracteristicas que mais interessam ao seu cliente e passe 80% do tempo da sua apresentação falando sobre isso. Dessa maneira, voce aumenta o valor do seu produto. E concentre-se em suas habilidades e não nas suas fraquezas. Voce jamais será brilhante no que faz se concentrando em suas debilidades.

Por fim, é necessario buscar o aperfeiçoamento para melhorar de vida. Dobre seu conhecimento, sua disciplina, seu foco e sua produtividade. O grande sinal de maturidade emocional é manter o bom humor mesmo quando as coisas vão mal (ainda bem que eu sou assim). Ah, e devo ressaltar que o livro é meio chato para ler, porque o escritor era vendedor de carros, entao está sempre dando exemplos de carros e concessionárias. Bjs.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial