quinta-feira, outubro 25, 2012

Perguntas com muitas respostas

Eu nao gosto de assistir tv mas tenho acompanhado aos sábados a serie Sessão de Terapia no GNT. Eu acho interessante porque enxergo muito como sao minhas conversas com a p., e o seriado é bem legal: cada episódio conta a história de um personagem, e no sábado, exibem os 5 episódios em seqüência, que é quando assisto. O que acho mais interessante é o de sexta feira, que é quando o proprio terapeuta, o Theo, busca terapia.

Você sabia que a maioria das pessoas, ou melhor, 100% das pessoas repetem comportamentos e padrões dos nossos pais inconscientemente? Eu nao sabia. Percebi há pouco tempo. Mesmo sem querer, eu repeti muita coisa da vida dos meus pais em minha propria vida. É engraçado, porque somos seres muito prepotentes, acreditamos estar no controle mas na verdade, existem forças muito mais poderosas que a gente que nos conduzem na vida. Essa força é a nossa mente.

Outra coisa legal da serie é que mostra como se desenvolvem as "perguntas". Você responde uma pergunta, e vem uma outra pergunta, que faz surgir outra pergunta, sobre "oque, porque, quem, quando, como"...é super engraçado, porque eu sou jornalista, e estou acostumada a perguntar tudo isso para as pessoas, enchendo o saco dos meus entrevistados, mas eu mesma nao fazia perguntas pra mim. Eu nao questionava minhas proprias perguntas e principalmente, nao buscava minhas respostas.

Por exemplo, o que é felicidade? O que é um relacionamento? O que é sucesso? Se a gente nao pensa nessas questões, nao saberemos o que estamos procurando. E se nao soubermos o que procurar, como reconhecer quando encontrarmos? Outra coisa importante é pensar: por que eu fiz isso? Por que eu senti aquilo? Porque eu quero tanto isso? Precisamos descobrir os porquês da nossa vida, para termos uma direção a seguir. Em resumo, sao lições da vida, que podemos utilizar para nosso crescimento. Bjs.

Um comentário:

  1. Esse tópico é tão interessante e complexo, que acho que daria pra escrever páginas e mais páginas sobre esse assunto.

    De qualquer forma, obrigado pela dica sobre o programa! Vou tentar assistir! (Fiquei curioso agora)...

    ResponderExcluir