This page has moved to a new address.

Buscando e recebendo amor

Can you keep a secret??: Buscando e recebendo amor

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

quinta-feira, agosto 01, 2013

Buscando e recebendo amor

Nin hao ma? Essa semana tive prova de mandarim na escola. Sinceramente? Nao fosse o professor praticamente me "soprando" a prova, eu teria tirado zero. Há mais de um mes nao abria meu livro, e só fiquei sabendo da prova um dia antes. Entao não estudei e fui na coragem!

Ainda bem que o professor foi bonzinho. Ele falou as palavras que eu nao lembrava, me deu dicas do que responder nas perguntas...hahahaha, entao nao zerei. Prometo que vou estudar mais nesse semestre. Inacreditavel: estou oficialmente no nivel intermediario de mandarim (detalhe: sem falar mandarim)!! hahaha...^.^

Depois desse percalço linguístico, decidi fazer algo que nao fazia há tempos: ir ao cinema assistir um filminho mais intelectual. E fui assistir "Amor Pleno", do Terrence Malick, com o Ben Affleck, Olga Kurylenko, Javier Bardem e Rachel McAdams. Adorei o filme. Porque ele fala de muita coisa que eu ando pensando, refletindo e perguntando pra mim mesma. Por exemplo, sobre a nossa visao de amor, que é muito idealizada. Sobre os reflexos do cotidiano em nossos sentimentos e percepção do mundo. E também como os sentimentos sao unicos e especiais.

No filme, o Ben Affleck é o Neil, um cara meio (beeeeem) desanimado com a vida. Ele vai para a França e se apaixona pela Marina, que tem uma filhinha linda, a Tatiana. O inicio do amor (como sempre) é maravilhoso, magia, encantamento, beijos, aceitação plena. Daí eles vao para os EUA e tudo desanda. Aos poucos, tudo aquilo que fez o cara se apaixonar pela mocinha, acaba se transformando em fator de distanciamento. A espontaneidade, o sorriso, a dança, a alegria, tudo que encantava ele de inicio, faz ele se distanciar do amor. E ela fica perdida no meio dessa confusao de sentimentos, em um país estranho, sozinha com a filha.

As brigas começam, o amor parece que acaba, ela vai embora para a França. E ele começa a sair com essa outra moça, a Jane, que já sofreu muito na vida, e simplesmente pede para ele ser sincero. E o cara nao consegue ser assim. Pelo que entendo hoje do mundo, os homens tem um problema muito sério com essa tal "entrega". E é assim: ele nao consegue se entregar. Alias, no filme todo, ele parece mais um "robô" do que gente como a gente!! Parece que nao tem opiniao propria, vai sendo levado pelos acontecimentos!!

No desenrolar da historia, a namorada da França volta pros EUA, eles se casam, se amam, se machucam e se torturam, como em qualquer relacionamento tóxico. Olhando pelo lado positivo, ela mostra varias vezes o amor que sente pelo cara. Ela chega a perguntar pra ele "como faço para amar voce?". E ele nao consegue explicar o que está no coração dele. Sem reação, o sentimento fica lá contido, escondido, sublimado. Entao...pelo que se pressupõe...isso é ser homem nos dias de hoje? hahaha...=)

Chega uma hora que a menina cansa de afirmar um amor que ela mesma não consegue mais acreditar. Ela acha que nao tem mais retorno, e acaba devolvendo todo o sentimento de "desamor" que ela recebeu do marido. E isso machuca fundo o coração do moço. No final, o filme tem um monte de cenas abertas, e você pode intuir a sua propria visão sobre o desfecho da historia. Eles podem ter se perdoado e vivido felizes juntos. Ou entao separados. Eu prefiro acreditar que eles ficaram juntos, afinal, sou romântica!! Bjs.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial