This page has moved to a new address.

Vivendo num mundo sem amor

Can you keep a secret??: Vivendo num mundo sem amor

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

terça-feira, abril 29, 2014

Vivendo num mundo sem amor

A gente recebe e retribui o amor que acha que merece. Eu acredito nisso. E fico muito triste e assustada com as noticias de violência assoladora que acompanho todos os dias. Sim, eu digo que não sigo mais as noticias, que não leio mais jornal, porém, sou jornalista, e por mais que as noticias sejam sempre as mesmas (ou piorem a cada dia que passa), acabo acompanhando de longe. Sempre muito chocada. Sempre triste.

A moça que foi assassinada pelo namorado em Curitiba, a outra no Rio, outra em Sao Paulo. O medico nikkei, o menino Bernardo, a Claudia, o Amarildo, o DG, o Brian, a Mercia, a Taina, entre tantos e tantos casos que nao dá nem pra citar aqui. Todos os dias, parece que o crime é cada vez mais banalizado, a violencia impregnou nosso dia a dia, fez o mundo ficar mais escuro e brutal. Eu amo o Brasil, mas tem horas que perco a esperança em ficar aqui e ajudar as pessoas.

Esses dias a minha amiga falou de meninos da febem. Como ensinar amor para alguém que nunca foi amado, nunca foi desejado? Como é a existência de alguem que está cheio de ódio, raiva e coisas ruins por dentro? Alguem que quer machucar o outro, simplesmente porque foi machucado?  Como podemos consertar isso?

Penso que talvez exista uma espécie de loucura generalizada que está assolando o Brasil, pq a violência está crescendo assustadoramente, em todos os níveis, resultado da falta de respeito pela vida, pela familia e pelas pessoas. E infelizmente, na minha opiniao, jornalistas e a midia tem a sua (ampla) parcela de culpa nisso.

Porque quando a gente, jornalista profissional, faz uma matéria sensacionalista sobre o maluco criminoso que algemou a namorada, atirou e matou ela e depois tentou se suicidar, estamos sem querer alimentando idéias perversas e fantasias tresloucadas na cabeça de gente fraca, instável e desequilibrada. 

Porque a TV é um meio que nao tem filtro, atinge qualquer um que esteja com o aparelho ligado. Por isso é necessario ter mais responsabilidade! Contextualizar a noticia, mostrar todos os lados. Procurar um especialista dizendo que esse tipo de gente é doente e precisa se tratar com urgencia. E tb mostrar que mulheres nao podem e nao devem tolerar relacionamentos abusivos. Enfim, estamos criando uma geração de pessoas frageis, descontroladas (e emburrecidas).

Uma pesquisa do SESC mostrou que 93% dos entrevistados nao tem interesse em assuntos culturais. 71% nunca foram ao teatro, 61% nunca entraram em um museu e 58% não leram um livro nos últimos seis meses. Desse jeito, fica dificil fazer milagre. A TV acaba sendo um meio de "educação" para o povo, cumprindo um papel que a escola e a familia nao conseguem cumprir.

O problema é quando uma novela das nove tem caras de 40 anos nojentos, com idade mental de 12. Cenas de estupro e humilhação em horario nobre. Mulheres que se permitem ser pisadas, massacradas, machucadas por homens abusivos. E trata-se de uma "obra de arte" assistida por 20 milhões de pessoas, perpetuando preconceitos e destilando uma ideologia de culto à violência. Cadê o amor nesse Brasil tao lindo? Tem coisas que simplesmente nao entendo. Espero que amanha acorde mais esperançosa. Bjs.

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial