quinta-feira, abril 01, 2010

Desleixo ou despreparo?

Hoje fomos visitar uma entidade para ver se dá para fazer um evento pequeno, para 400 pessoas. Mas o local estava caindo aos pedaços - literalmente - e deu dó de ver que apesar de estar super bem localizado, o kaikan não vai sobreviver muito tempo, porque a administração é muito bagunçada e isso se reflete em todos os aspectos da entidade. Tinha sujeira espalhada pelo salão, bagunça e material de construção por todos os lados, coisas sujas misturadas com coisas limpas (ou poderia dizer, coisas menos sujas)...hihi...

Em resumo, uma situação de pré-calamidade. E o pior é que muitas entidades nikkeis sao assim!! Por exemplo, se voce vai receber uma visita em casa, o que vc faz? Arruma a casa, faz um café, prepara um bolinho...nesse caso, em que estavamos visitando uma entidade, o pobre velhinho nao teve condição de fazer nada, pq ele é sozinho - e voluntario! Como posso critica-lo? E tenho quase certeza que o presidente do kaikan nao fala nem "obrigado", apesar de toda boa vontade do velhinho.

Isso é um hábito muito ruim da comunidade nikkei: deixar tudo bagunçado e aos poucos improvisar, levar as coisas do jeito que dá. Mas o problema é que desse jeito, as coisas nunca se acertam. E os jovens ficam ainda mais longe das entidades. Com certeza, eu ficarei BEM longe dessa que eu visitei!

Um comentário:

  1. Eu não sou descendente, por isso não visito muito as associações e não posso falar muito.

    Mas mesmo no Bunkyo que é grande e importante daquele jeito, às vezes eles dão uns deslizes, tipo o carpete do auditório que vira e mexe solta um cheiro fortíssimo de mofo (e ataca a minha alergia, XD).

    Imagino que para as entidades menores deve ser difícil mesmo... ou não, dependendo do número de pessoas dispostas a cuidar do local, o que por sua vez pode depender da humildade e simpatia de quem preside / comanda / é responsável pelo lugar.

    Claro, isso são só teorias, pois eu não conheço quase ninguém dessa esfera, rs. As poucas pessoas envolvidas que eu conheço são muito legais ^_^V

    ResponderExcluir