quinta-feira, outubro 30, 2008

Abraçar as coisas com o coração

Ontem consegui assistir (de novo) MADADAYO, do Akira Kurosawa (o ultimo filme do mestre). É um filme lindo! Conta a historia da relação de admiracao, carinho e respeito entre um grupo de alunos e seu professor Uchida, durante longos e longos anos.

O sensei canta, dança, brinca, bebe (muito) sake e faz observacoes argutas sobre a vida e sobre as coisas do mundo. E ele tem um gatinho lindo que some, o Nora, e adota outro gatinho, o Kurz. E ele mora com a esposa num barraquinho, por causa da guerra, e depois os alunos se juntam para fazer uma casinha legal para o sensei. Os alunos chamam ele de "homem de ouro puro".

Sabe, seria muito legal se todo estudante pudesse assistir esse filme, para saber como construir uma relacao mais bacana com seus mestres. E que todo professor tambem assistisse, pra saber como respeitar e encorajar seus alunos. Isso é muito bacana nesse filme, que é mostrar o valor da educacao e do respeito para os japoneses - e para o ser humano em geral.

Eu nao tenho nenhuma relacao assim tao maravilhosa com algum professor que realmente me deu aula. Mas eu sinto muito disso com relacao ao prof. Kokei. Apesar de nunca ter tido aula com ele na USP, eu aprendi muito com ele aqui no Bunkyo e no Centenario. O professor Kokei é realmente um "homem de ouro puro" e aprendo sobre as coisas do mundo graças a ele. Todo dia ele ensina algo novo, é muito sabio, paciente e humilde. Se quando for velhinha, eu alcancar 10% da sabedoria dele, estarei feliz.

O final do Madadayo é um gran finale, como qualquer filme do Kurosawa. Super poetico. E o bacana é que muitos filmes japoneses fazem isso - contam a historia, e deixam para voce completar o final. Yamazakura tambem é assim.

Uma coisa que o sensei fala na ultima parte do filme, quando o professor ja esta com 77 anos, e os alunos comemoram o aniversario dele há 17 anos no "Maddakai", é que a gente tem que abraçar as coisas com o coração. Descobrir do que a gente realmente gosta, e depois que voce descobre, voce luta para conseguir alcançar. E se dedica com o coração. Essa é a maneira de fazer as coisas darem certo. Estou abraçando muitos projetos com o coracao, e desejo que tudo dê certo, para ajudarmos muitas pessoas! bJS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário