This page has moved to a new address.

Reuniao com tubarão

Can you keep a secret??: Reuniao com tubarão

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

domingo, abril 27, 2014

Reuniao com tubarão

Eu sou uma pessoa muito meticulosa, pratica e organizada. Quer que eu odeie uma pessoa, mesmo que seja só um pouquinho? Simples, é só essa querida pessoa marcar uma reunião comigo de ultima hora, no mesmo dia. Porque a minha agenda é TODA feita com antecedência, eu planejo minha semana, planejo cada dia e o que vou cumprir em cada dia em termos de metas e objetivos. Gosto de dar um "check" nas tarefas cumpridas no fim do dia. Sou assim: sou planejadora. Tenho plano A, B e C pra tudo.

Nesse cenário tao perfeitamente calculado, um compromisso de ultima hora altera toda minha rotina mental, e daí, acabo extremamente irritada. Entao se eu for realmente obrigada a ir em uma reuniao assim (sim, porque meu mundo não é cor de rosa, e assim como vc, tenho que engolir um monte de sapos), eu vou sair com pedras na mão, irritada, seca e nada disposta para uma negociação. 

Esse mês tive uma reuniao assim. Eu fui lá praticamente obrigada. E foi uma ocasião bem ridícula, pq a pessoa só chamou a gente pra vomitar verborragicamente um "blá bla bla" interminável por mais de uma hora, sem nem ao menos ter a humildade de parar pra nos escutar. Algo do tipo "não fala, só me escuta, que eu sou o certo". Parecia que eu estava falando com uma pessoa surda! Foi incrível mesmo...me assustei porque é inacreditável o nível de egocentrismo que as pessoas podem alcançar nesse mundo louco!

Tive um treinamento da Dale Carnegie sobre técnicas de negociação nesse mês, e foi otimo, aprendi varias técnicas, e antes disso, já me considerava uma pessoa muito eficaz no sentido de obter soluções negociadas. Mas nada me preparou para alguem que simplesmente optou por nao escutar nenhum dos meus argumentos. No fim, tive que buscar uma solução alternativa para o impasse, até para podermos ir embora de lá!

No treinamento, aprendi que as pessoas tem diversos estilos de negociação: carpa, tubarão e golfinho. Eu sou muito carpa, e preciso ser mais golfinho, o meu desafio pessoal será esse. Na reuniao, analisei que essa pessoa é tubarão controlador, e no treinamento, tb observei pessoas tubarão desse perfil, e sabe que...no fundo, sinceramente...fiquei com pena delas? 

Porque o tubarão quer caçar, quer abocanhar tudo sozinho, quer vencer a qualquer custo... E são pessoas com nível de inteligência emocional baixíssimo. Egoístas, imaturos, com problemas de relacionamento com as pessoas. Um tubarão pode até achar que está ganhando, que deu a ultima palavra, mas nao consegue compreender os custos emocionais dessa tal "vitoria". 

Na ocasião que estou falando, o tubarão até achou que saiu ganhando, mas na verdade, perdeu. Porque nao sabe trabalhar em conjunto, nao tem espirito de equipe, nao tem humildade. E como alguem  cresce assim, sozinho, nesse mundo? Bjs.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial