This page has moved to a new address.

Erika "constelando"

Can you keep a secret??: Erika "constelando"

Can you keep a secret??

Blog da jornalista, coordenadora e voluntaria ERIKA YAMAUTI. Em pauta, livros, filmes, impressoes, relatos e reflexoes leves sobre a vida, com muita energia positiva!!

sábado, janeiro 05, 2013

Erika "constelando"

O que é uma constelação pra você? Pra mim, assim como provavelmente para você, constelação eram grupos de estrelas, que são estudadas por astrônomos e representadas por figuras, pessoas, objetos, formas, animais. Esse era o conceito que eu fazia de constelação.

Pois bem, desde o inicio do meu trabalho de desenvolvimento pessoal, a P falava que eu precisava fazer "constelação". Segundo ela, "constelar" nao é alcançar estrelas: é entender os nossos relacionamentos profundamente, num nível que não conseguimos alcançar sozinhos. Dá pra saber mais aqui, na Wikipedia (mas o texto é meio confuso...).

Quando ela falava sobre isso, admito que a minha mente (bem) racional achava que tudo isso era uma bobagem mistica, "era de Aquario" demais pro meu gosto. Mas acabei me rendendo à ideia e fiz a tal da "constelação" faz pouco tempo. Ressalto que eu nao estava preparada e nao fazia nenhuma ideia de que tipo de terapia é essa. E sou (bem) desconfiada como toda virginiana. Mas sabe que no final, eu gostei do resultado da tal da constelação? Sério, até me surpreendeu!

Porque a gente se acha muito autosuficiente, mas quando uma terceira pessoa observa do lado de fora a sua história de vida e seus relacionamentos familiares, profissionais, pessoais e amorosos, ela pode contribuir com insights, e mostrar como (e porque) as coisas funcionam ou não funcionam. Isso pra mim foi inspirador, porque consegui descobrir onde tenho muita força para me apoiar, e também aceitar que o passado está no passado, e a gente só deve aceitá-lo, nao ficar pensando nele ou julgando-o.

Eu nao sou o tipo de pessoa que fica remoendo o passado com sentimento de mágoa e ressentimento (que nao carrego em geral), mas por outro lado, eu buscava muito"entender" o que de fato se passou no passado (afinal fiz 2 anos de Historia. Se nao gostasse de remexer no passado, nao teria escolhido esse curso...haha...e sou curiosa, senao nao seria jornalista rsrsr...). Essa curiosidade, entretanto, nao me acrescenta nada de novo, só me faz perder tempo. Porque se o passado passou, e nao dá pra fazer nada a respeito, então qual é o sentido dessa busca de significado? A vida é tao rara, e precisamos aproveitar o presente para construir o futuro.  Estou me sentindo mais leve a cada dia que passa! Bjs.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial